terça-feira, 14 de maio de 2013

V Seminário de Serviço Social no Marajó


Seminário discute ações interventivas do assistente social na região do Marajó.

A atuação profissional e a política de assistência social no município de Breves estão entre os assuntos que serão abordados durante o “V Seminário de Serviço Social no Marajó: assistente social profissional crítico e propositivo em busca do fortalecimento da cidadania”. O seminário será realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio, no auditório do Campus de Breves da UFPA.
O objetivo é possibilitar discussões que contribuam para o fortalecimento da ação interventiva dos assistentes sociais na região do Marajó. Para o coordenador geral do seminário, professor Sócrates Carvalho, “o espaço de ação do seminário entra como ato de conhecimento para acadêmicos do curso de Serviço Social, assistentes sociais e demais profissionais e trabalhadores da assistência que poderão vivenciar e debater sobre o conhecimento e as práticas do serviço social na sua contemporaneidade e dentro da região do Marajó”.
Desafios – A demanda de atendimentos em programas de assistência social e em projetos socioassistenciais não é acompanhada pela contratação efetiva de profissionais da área no município de Breves. Na saúde e na educação, também há carência de assistentes sociais.
Além do desafio de ampliação do número de profissionais contratados, o assistente social também enfrenta desafios de qualificação continuada dos profissionais já atuantes, de consolidação e de ampliação da rede socioassistencial.
Segundo o professor Sócrates, “a presença da UFPA na cidade de Breves colabora para que a participação do assistente social esteja sempre calcada no fazer crítico e reflexivo da prática profissional, o que se dá por meio da política de assistência e das demais políticas públicas que contam com a participação deste profissional”. Entretanto “um dos principais desafios que se tem hoje é a ampliação das entidades concedentes do estágio supervisionado obrigatório aos discentes da Faculdade de Serviço Social, do Campus de Breves”, afirma o professor.
Programação – Ciclos de palestras e debates sobre o tema “Assistente Social: profissional crítico e propositivo em busca do fortalecimento da cidadania” farão parte da programação do V Seminário de Serviço Social no Marajó. Além disso, docentes e discentes apresentarão trabalhos acadêmicos a respeito das expressões e contradições da questão social no Marajó, a exemplo da prática profissional dos assistentes sociais, da violação dos direitos da infância, do trabalho informal e do trabalho extrativista. A programação conta, ainda, com atividades culturais expressivas da região.
Serviço:
V Seminário de Serviço Social no Marajó: assistente social profissional crítico e propositivo em busca do fortalecimento da cidadania
Data: 14 a 16 de maio de 2013
Local: Campus do Marajó-Breves
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!