quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PARÁ CORRE RISCO DE PERDER O MARAJÓ

O Marajó a maior ilha fluvial do planeta, banhado por rios, igarapés e igapós, com uma área de 104.606,9 km2, e uma população de aproximadamente 500.000 habitantes, abrangendo 16 municípios, com uma rica biodiversidade, em plena a floresta amazônica, paisagens de extrema exuberância, cercado de ilhas e ilhotas, com um povo nobre e trabalhador.
Território este pertencente ao estado do Pará, que pode perde-lo em um plebiscito popular.
O projeto de desmembramento do Marajó, foi um projeto do ex-deputado Benedito Dias (PP-AP), que propôs a realização de um novo plebiscito, para a criação do Território Federativo do Marajó.
Os que defendem a proposta, como a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), alegam que a emancipação do Marajó tornaria viável a economia regional, sobretudo do ponto de vista da infraestrutura.
Segundo a AMAM se isso ocorresse seria muito melhor para desenvolver a economia da região marajoara, pois os recursos que vinham para a região seriam repassados de maneira direta da União para os municípios marajoaras, sem a intervenção do governo.
Como é uma região “abandonada” pelo Estado, seria ótimo para o crescimento econômico, financeiro, cultural, turismo e um bom padrão de vida para a população marajoara.
Outro fator importante seria da tentativa de controlar a criminalidade na região, investindo cada vez mais em segurança.
O local seria propicio para um forte desenvolvimento da agricultura, e grandes investimentos em turismo e etc!!!!

Se caso isso ocorresse você seria contra ou a favor da divisão do Pará PA a criação do Território Federal do Marajó?

DEIXE SEU COMENTÁRIO!!!!
Dê SUA SUGESTÃO!!!!
VOLTAREI EM BREVE!!!!
MUITO OBRIGADO!!!

Um comentário:

  1. Bom dia,



    Sou Muanense tenho um site(terminando) e um blog: heidernunes.blogspot.com
    O mesmo tem a finalidade de publicar noticias, denuncias e politica de muaná e do marajó, por isso acompanho diariamente seu blog
    axo muito interessante e informativo. Se vc quiser pode dar uma entrada no meu, e se achar alguma noticia que lhe interesse pode
    publicar no seu, só precisando dar a referência embaixo.


    Um abraço,



    Heider Nunes

    ResponderExcluir

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!