terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sespa esclarece capacitação de batedores de Açaí



O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que as ações educativas junto aos batedores de açaí, assim como os manipuladores de alimentos, são de competência dos municípios. Mesmo assim, para evitar a proliferação do Trypanosoma cruzi, causador do Mal de Chagas, o departamento vem trabalhando em conjunto com os municípios na capacitação dos batedores de açaí, por meio do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, implantado em 2005.

Segundo a nutricionista da Divisão Estadual de Controle de Qualidade de Alimentos, Doriléa Pantoja, a Sespa mantém o compromisso de apoiar, auxiliar e monitorar as atividades em todos os municípios, principalmente os prioritários para o Programa de Controle da Doença de Chagas do Pará. O treinamento para os batedores de açaí, ministrado pelos técnicos da Vigilância Sanitária Estadual, se dá em dois momentos: o primeiro é teórico e aborda temas relacionados às noções de microbiologia, perigo nos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas.

No segundo momento, é feita uma demonstração prática de todas as etapas de processamento do açaí, com a participação dos batedores e finalização com degustação do produto, além da entrega de kits com instrumentos básicos para os batedores. Cada kit é composto por duas camisetas brancas, dois bonés, duas toucas, dois aventais de napa, um termômetro digital, um cronômetro digital, um copo dosador plástico, um filtro e uma peneira de alumínio com tela em plástico. Os integrantes também recebem uma declaração de participação.

Segundo Doriléa Pantoja, em todas as ações do Estado, os profissionais envolvidos orientam constantemente sobre a importância dos cuidados com a higiene, que o batedor deve seguir durante as etapas do processamento do açaí. “Este é ponto forte de todas as capacitações. Ano passado foram feitos treinamentos para batedores de açaí nas ilhas do Combu e Urubuoca. Nosso trabalho é sempre em parceria com os coordenadores municipais de Vigilância Sanitária, que são responsáveis pelo cadastro, fiscalização e monitoramento dos batedores em suas localidades”, explicou.

Na quinta-feira (30), técnicos da Sespa estarão em Tailândia treinando a Vigilância Sanitária do município e os batedores de açaí. As regiões do Baixo Amazonas e Marajó também já receberam a capacitação neste ano. Entre 2011 e 2012, já foram treinados 31 municípios, capacitados 1.101 batedores de açaí e distribuídos 1.002 kits.

A coordenação estadual do Programa de Doenças de Chagas reforça as ações por meio da Vigilância Epidemiológica, que investiga e monitora casos e surto da doença de Chagas em todo o Estado. Segundo a coordenadora do Programa, Elenild Góes, também são capacitados agentes de endemias para darem continuidade aos trabalhos em seus municípios. 

(Agência Pará) 

Acesse o Artigo Original: http://www.portalmarajo.com/2012/08/sespa-esclarece-capacitacao-de-batedores.html#ixzz24sMviJH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!