sábado, 1 de fevereiro de 2014

Emater e IFPA firmam parceria para atender filhos de agricultores de Bagre

Uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) vai garantir a inclusão de 10 estudantes de Bagre, no arquipélago do Marajó, no curso Técnico em Agropecuária. Para concorrer às vagas, 53 estudantes, todos da rede pública, foram selecionados. Os dados dos selecionados foram entregues nesta sexta-feira, 31.
A seleção priorizou alunos com até 18 anos, filhos de pescadores, agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Os aprovados concluirão no IFPA o Ensino Médio com disciplinas na grade curricular que garante também a formação técnica. As aulas ocorrerão em tempo integral, no modelo alternado. Serão 30 dias na sala de aula e 30 dias nas propriedades rurais em Bagre.
Segundo dados da Emater, que vem acompanhando todo o processo seletivo nas comunidades, a parceria tem como principal objetivo formar técnicos para atender a necessidade local. “Os técnicos que atendem aqui no município, por meio da Emater, são todos de outras regiões. Queremos trabalhar a formação dos filhos dos agricultores do município”, disse o técnico da Emater, Marinaldo Lobato.
Só em 2013, a Emater realizou 2.600 atendimentos a agricultores, mas a demanda do município não é menor que quatro mil agricultores. Só em nove assentamentos da reforma agrária, que estão sendo atendidos pela Emater, são mais de 800 famílias cadastradas.
Bagre tem como principal atividade econômica o extrativismo do açaí. Só no ano passado foram mais de 40 toneladas colhidas do produto, mas a Emater estima que pelo menos 30% dessa produção ainda se perde no campo. Para mudar essa realidade, a Emater vem trabalhando estratégias como cursos, capacitações e orientações técnicas para o manejo do açaizal nativo, com a expectativa de avanço na produtividade. A aplicação das provas será realizada no próximo dia 10 de fevereiro, em Bagre. A prefeitura do município também é parceira na ação.

Fonte: Agência Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!