domingo, 2 de fevereiro de 2014

Naufrágios têm saldo de quatro desaparecidos



Naufrágios têm saldo de quatro desaparecidos (Foto: Beto Messias)
(Foto: Beto Messias)
Um passeio pelas águas barrentas da baía do Marajó acabou em tragédia. Cinco amigos resolveram fazer um passeio, no início da noite desta quinta-feira (30), e depois de 15 minutos de navegação, uma onda forte atingiu a pequena embarcação pesqueira, que foi a pique.
Das cinco pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, três conseguiram se salvar e dois estão desaparecidos. As pessoas identificadas como Cleomenes Batista de Moura e uma mulher conhecida apenas por Rafaela não conseguiram se salvar e estão desaparecidas desde o momento do naufrágio.
O caso foi registrado na Seccional Urbana do Mosqueiro por um bombeiro militar, informando à delegada Luzia Negrão, que, na qualidade de sargento do Corpo de Bombeiros sediado na ilha, foi acionado para atender uma ocorrência de naufrágio ocorrido na baía em frente à praia do Farol, em Mosqueiro.
Ao se deslocar para o local, as guarnições do Corpo de Bombeiros conseguiram resgatar três vítimas do naufrágio, que estavam agarradas a pedaços da embarcação, sendo conduzidas para local seguro e atendidas por uma equipe médica.
Segundo o relatos dos três sobreviventes, duas pessoas tinham desaparecido durante o acidente marítimo. As buscas começaram já pela manhã, coordenadas pelo major Rocha, comandante do destacamento dos Bombeiros na Ilha do Mosqueiro.
Durante todo o dia foi muito grande a movimentação de parentes e amigos das duas vítimas desaparecidas. O Corpo de Bombeiros colocou várias equipes na área próxima ao naufrágio, mas não obteve sucesso de encontrar os corpos das vítimas, sendo que a busca será retomada neste sábado (1).
As três pessoas que estavam na pequena embarcação pesqueira deverão prestar depoimento, uma vez que estavam abaladas com a tragédia, mas no local o DIÁRIO conseguiu apurar que o pequeno barco pesqueiro estava com todos os apetrechos de pesca e estava sendo usado para um passeio das cinco pessoas, todas moradoras da ilha do Mosqueiro.
O naufrágio aconteceu durante a noite, próximo a uma localidade conhecida como “Prainha”, onde a embarcação teria sido atingida por uma forte onda, muito comum neste trecho da baía do Marajó e, segundo informações, o barco não tinha coletes salva-vidas.
Com ajuda de populares, os homens do Corpo de Bombeiros conseguiram resgatar o pequeno barco na manhã desta sexta-feira (31). A embarcação foi levada para uma área segura.
Marinha vai apurar causas do acidente
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), por intermédio de nota, informou que às 9h10 desta sexta-feira, tomou conhecimento do naufrágio do barco pesqueiro “Comandante Branco I”, ocorrido por volta das 4h, aproximadamente a 34 km do cabo do Maguari, na ilha do Marajó, no Pará.
A nota diz que “o Comando do 4º Distrito Naval enviou imediatamente para o local do naufrágio o Navio-Patrulha Guarujá e o Aviso de Patrulha “Tucunaré”, juntamente com uma equipe médica do Hospital Naval de Belém (HNBe) e uma equipe da Capitania dos Portos para prestar apoio”.
Segundo a nota, cerca de 12 pessoas estavam a bordo da embarcação, sendo que duas continuam desaparecidas. O restante da tripulação conseguiu se salvar passando para outras embarcações pesqueiras que estavam próximas.
A Capitania dos Portos informa que “será instaurado o Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação no intuito de apurar as causas do naufrágio, com prazo de conclusão em 90 (noventa) dias”.
A Marinha do Brasil esclarece que, por intermédio de seus Salvamar (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha), distribuídos pelos seus Distritos Navais em todo o país, “recebe rotineiramente várias solicitações de resgate (SAR - Search and Rescue) e sempre empenha meios, homens e recursos para o cumprimento de suas atribuições e competências constitucionais, no que tange à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis”.

Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!