terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PORTEL É A "BOLA DA VEZ" NA QUESTÃO FUNDIÁRIA

PORTEL É A "BOLA DA VEZ" NA QUESTÃO FUNDIÁRIA

No dia 1º de setembro de 2011 no gabinete da Presidência do Instituto de Terras do Pará – ITERPA, com a presença do Presidente Carlos Alberto Lamarão Corrêa, do então Diretor Geral do IDEFLOR, hoje Secretário da SEMA, Sr. José Alberto da Silva Colares, representando o governo municipal, através da SEDE na pessoa do Sr. João Correa Wakimoto, representando o STTR-Portel o Sr. Cametá e como Técnico florestal do IDEFLOR o Sr. Daniel Francez, iniciou-se então, a articulação sobre problemática da questão fundiária em nosso município, a responsabilidade e compromisso que o Estado deveria ter neste desdobramento e na busca de soluções.
Muito se falou sobre o débito social e econômico do Estado para com o nosso Município. O posicionamento do Senhor Colares foi enfático sobre a importância do estuário ambiental de Portel para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região e do Estado e falou-se ainda, da gestão de floresta afim de que fosse concentrada nas mãos dos povos tradicionais através da criação de reservas ou outro mecanismo de regularização fundiária e que pudesse haver consenso de exploração através de parceria produtor rural/empresa de preferência às empresas sediadas em nosso município gerando com isto divisas, emprego e desenvolvimento para Portel.
Os trabalhos cartográficos e os dados obtidos pelo cadastramento dos ribeirinhos feitos pela Secretaria de Desenvolvimento fora de grande valia para mostrar o cenário fundiário e ajudar na tomada de decisão e na repartição de glebas (Peaex) para o Município.
SERÃO CRIADAS TRÊS PEAEXES (PROGRAMA DE ASSENTAMENTO AGROESTRATIVISTA) ALTO CAMARAPÍ, ACANTATÁ, ACUTIPEREIRA E ORDENAMENTO DA GLEBA JOANA PERES II NO TOTAL DE 600 MIL HECTARES SOMANDO SE A ISTO UM ENVOLVIMENTO DE 3000 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL QUE SERÃO BENEFICIADAS COM ONDENAmENTO DE SUAS TERRAS E RIQUESAS FLORESTAIS.
Toda a articulação envolvida no desdobramento para tal acontecimento fora feito pela Secretaria de desenvolvimento na pessoa do secretario João Wakimoto e do STTR-Portel através do Sr. Cametá.
Amanhã (14), na sede do IDEFLOR, acontecerá mais uma rodada de trabalho para conclusão do Decreto Estadual de criação das reservas
PARA PORTEL QUE SERÁ ASSINADA PELO GOVERNADOR SIMÃO JATENE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!