O filme de 52 minutos dá voz ao marajoara e mostra o cotidiano da população ribeirinha.
O documentário ‘Expedição Viva Marajó’, de Regina Jehá, continua recebendo convites para exibições fora do Brasil. Em novembro, o filme passou por quatro cidades da Áustria e agora fará parte da programação do Cinemas da America do Sul, na Martinica, território francês no meio do Mar do Caribe. “Nosso arquipélago vai se encontrar com um outro”, afirma a diretora do filme de 52 minutos, que dá voz ao marajoara e mostra o cotidiano da população ribeirinha do maior arquipélago fluviomarinho do mundo, o Marajó. A mostra acontece de 16 a 20 de abril.O documentário foi apresentado nos dezesseis municípios do Marajó e participou de diversos festivais internacionais, entre eles o 24° FIPA Situation de La Création Internationale (França); o 4° Upto3 (Canadá); e o 9° Ischia Film Festival-Offical Selection (Itália). Foi produzido pela Lauper Films, com apoio do Fundo Vale, da VALE SA e do Instituto Peabiru, que desenvolve o Programa Viva Marajó.
Para filmar o ‘Expedição Viva Marajó’, a diretora Regina Jehá e sua equipe percorreram 2 mil quilômetros de rios, mostrando como se configura a relação com o tempo, com as marés e com a natureza em um dos territórios mais remotos do país. A obra destaca, ainda, a biodiversidade da região, o manejo de recursos naturais e seu patrimônio arqueológico.
Como parte do Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, a ideia do documentário surgiu para apresentar os diferentes ecossistemas e culturas marajoaras para os próprios habitantes da região. É parte do esforço relacionado à candidatura do Marajó como Reserva da Bioesfera junto à Unesco.
Além do trabalho de valorização da cultura, o Viva Marajó desenvolve ações para melhorar a condição de vida marajoara, especialmente com as cadeias de valor de açaí, e na questão do ordenamento territorial e criação de unidades de conservação.
FICHA TÉCNICA
Expedição VIVAMARAJÓ
direção Regina Jeha
fotografia e câmera Emerson Bueno
edição José Carone Júnior
roteiro Regina Jeha
música Egberto Gismonti
direção musical Egberto Gismonti
som direto Ricardo Nascimento
colorista Ricardo Herling
color grading Lutcolor
pós-produção de áudio Zoo Audio Productions
sonorização Dan Zimmerman/ Michel Moreira
produção Maria Teresa Meinberg/ Regina Jeha
design gráfico Fernanda Martins/ Mapinguari Design
assistente de edição André Bomfim
Realização: Instituto Peabiru – Programa Viva Marajó
Fonte: Peabiru
Extraío de: Marajó Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário