quinta-feira, 5 de abril de 2012

População de Anajás começa a receber os serviços da caravana


“O importante é atender a população. Nós viemos aqui para isso. Apesar dos contratempos, fizemos o possível para não atrasar os atendimentos. Infelizmente não conseguimos atender a demanda de consultas odontológicas e oftalmológicas, com a fabricação de óculos, porque dependemos diretamente dos consultórios, mas todas as outras ações funcionaram normalmente”, explicou Selma Ferreira, coordenadora do “Presença Viva”. 
Criado em outubro de 1938, o município recebeu esse nome por causa dos índios Anajás, que viviam na região oeste do Marajó, antes do período colonial. Com o desenvolvimento da região marajoara, o município cresceu e atualmente possui 26 mil habitantes.
Cerca de 10 mil pessoas vivem no interior do município, como Analídia Silva Síria, que mora na região do Alto Anajás, distante sete horas de barco da sede municipal.
Documentos - Mãe de cinco crianças, com idade entre 1 e 9 anos, a agricultora aproveitou a caravana para registrar os dois últimos filhos e alterar os registros dos outros três, que continham informações erradas. Se fosse pagar pelo serviço, Analídia teria que dispor de R$ 350,00 para cobrir os custos de cinco certidões de nascimento.
“É muito importante pra gente esse tipo de ação. Sem a certidão as crianças não podem ter nenhum outro documento. Nós moramos longe daqui, mas valeu a pena ter vindo garantir isso, porque nós não tínhamos como pagar e o Pro Paz deu tudo de graça. Estou feliz por ter conseguido”, disse ela.
Para a coordenadora da Defensoria Pública na Caravana Pro Paz, Nazaré Gonçalves dos Santos, mais do que oferecer o registro de nascimento, a ação governamental oferece cidadania.
“O trabalho feito na caravana é de garantia da cidadania, porque aqui a pessoa pode retirar todos os documentos que são importantes para se ter acesso a programas sociais. A gente fica muito feliz em participar desse projeto, apesar do tempo que ficamos fora de casa. É muito gratificante ver a alegria no rosto das pessoas que atendemos”, ressaltou a defensora pública.
No primeiro dia da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva em Anajás foram realizados 1.576 procedimentos para a retirada de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, reconhecimento espontâneo de paternidade, consulta jurídica e retificações e retirada de primeira e segunda via de Certidões de Nascimento.

Texto:
Dani Filgueiras - Secom
Fone: 81185849 / 81185849
Email: danifilgueiras@agenciapara.com.br


Quem é Marajoara Assina a Petição Pública para a CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ, no futuro todos vão agradecer. http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=p2012n22580 
www.peticaopublica.com.br 
Arquipélago do Marajó-PA, 23 de Março de 2012 Excelentíssimo Senhor Dr. Aloizio Mercadante Ministro da Educação Esplanada dos Ministérios Bl. L Brasília
O FACES DO MARAJÓ APOIA À CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ

VEM AÍ A SÉRIE DO FACES DO MARAJÓ
"CIDADES MARAJOARAS" VOCÊ SABERÁ TODOS OS DADOS DAS CIDADES QUE COMPÕEM O MARAJÓ, DADOS DA EDUCAÇÃO, DADOS CULTURAIS, HISTÓRICOS DE TODAS AS CIDADES MARAJOARAS!!!NÃO PERCAM!!!EM BREVE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!!!!Ao FACES DO MARAJÓ

Seja Bem Vindo ao blog FACES DO MARAJÓ!!!!!
VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO OS FATOS!!!!!!!